Endoscopia digestiva alta é o exame visual do revestimento interno – mucosa – do esôfago, do estômago e da primeira e segunda porções do duodeno. É realizado por meio de um videoendoscópio – um tubo longo, fino e flexível, com um sofisticado sistema gerador de imagem, a qual é apresentada, em tempo real, em um monitor de vídeo. O sistema de videoendoscopia permite ainda que imagens sejam registradas e impressas na forma de fotografias.
Colonoscopia é o exame visual do revestimento interno – mucosa – do intestino grosso – cólon – e muitas vezes da porção distal do intestino delgado – íleo terminal. É realizada por meio de um videocolonoscópio – um tubo longo, fino e flexível, com um sofisticado sistema gerador de imagem, a qual é exibida, em tempo real, em um monitor de vídeo. O sistema de videoendoscopia permite ainda que imagens sejam registradas e impressas na forma de fotografias, que acompanham o laudo.
Consulte a página do exame para mais informações.
Sigmoidoscopia Flexível é o exame visual do revestimento interno – mucosa – da porção mais distal do intestino grosso: o reto, o cólon sigmóide e o cólon descendente. É realizada por meio de um videocolonoscópio – um tubo longo, fino e flexível, com um sofisticado sistema gerador de imagem, a qual é exibida, em tempo real, em um monitor de vídeo. O sistema de videoendoscopia permite ainda que imagens sejam registradas e impressas na forma de fotografias, que acompanham o laudo.
Consulte a página do exame para mais informações.
Colangiografia Endoscópica Retrógrada – CPER – é o exame usado para diagnóstico de doenças das vias biliares (colédoco, via biliar intra-hepática), da vesícula biliar e do pâncreas. Combina o uso de endoscopia digestiva e de radiografias contrastadas para fazer diagnóstico e tratamento endoscópico de algumas doenças dessas regiões. A parte endoscópica deste exame é realizada por meio de um videoduodenoscópio – um tubo longo, fino e flexível, com um sofisticado sistema gerador de imagem, a qual é exibida, em tempo real, em um monitor de video. Em seguida, é feita injeção de contraste nos canais que serão estudados – vias biliares e ductos pancreáticos – para que os raios X possam formar imagens, que são mostradas em um monitor e podem ser gravadas em radiografias, ou ainda fotografadas.
Consulte a página do exame para mais informações.
A colocação do balão intragástrico é uma alternativa não cirúrgica e não farmacológica de tratamento da obesidade. A presença do balão no interior do estômago busca induzir a perda ponderal, por fazer ocupação do volume interno do estômago e promover a sensação de saciedade e plenitude precocemente. Como resultado final, haverá menor ingestão alimentar e progressiva perda de peso.
Consulte a página do exame para mais informações.
A Gastrostomia Endoscópica Percutânea é a comunicação entre o interior do estômago e a pele, por meio de um túnel na parede abdominal, construído por meio de técnica cirúrgica endoscópica, seguida pela colocação de uma prótese (cateter) que impede a cicatrização desse túnel e seu consequente fechamento. Por meio do cateter de gastrostomia são introduzidos a água, alimentos e medicamentos. Está indicada como alternativa para manter a hidratação e a nutrição de pacientes impossibilitados de receber alimentos pela boca, por período prolongado.
Consulte a página do exame para mais informações.
Pró-Vídeo Endoscopia Digestiva © 2018 | Todos os Direitos Reservados.