Endoscopia Digestiva Alta

Endoscopia Digestiva Alta

Endoscopia digestiva alta é o exame visual do revestimento interno – mucosa – do esôfago, do estômago e da primeira e segunda porções do duodeno.

É realizada por meio de um videoendoscópio – um tubo longo, fino e flexível, com um sofisticado sistema gerador de imagem, a qual é exibida, em tempo real, em um monitor de vídeo. O sistema de videoendoscopia permite ainda que imagens sejam registradas e impressas na forma de fotografias, que acompanham o laudo.

Com este procedimento é possível diagnosticar anormalidades presentes na mucosa das regiões examinadas. Se necessário, podem ser realizadas biópsias – pequenos fragmentos de tecido, obtidos de forma indolor durante o exame – para diversos tipos de análise laboratorial.

Alguns tratamentos podem ser feitos durante a endoscopia digestiva alta – a chamada endoscopia digestiva alta terapêutica. São exemplos de terapêutica endoscópica: a dilatação de estenoses do esôfago, do piloro ou do bulbo duodenal; a esclerose e a ligadura de varizes esofagianas; a hemostasia de úlceras sangrantes; a ressecção de pólipos (chamada de polipectomia) ou de parte da mucosa (chamada de mucosectomia); a remoção de corpos estranhos deglutidos (p.ex. moedas); e a colocação endoscópica de balão intragástrico para indução de perda ponderal.

Procedimentos Diagnósticos

Procedimentos Terapêuticos

Contatos

Conheça o nosso instagram

Curta nossa página

Contato

Pró-Vídeo Endoscopia Digestiva © 2018 | Todos os Direitos Reservados.