Gastrostomia Endoscópica Percutânea

Gastrostomia Endoscópica Percutânea

O corpo humano necessita ser alimentado para desempenhar suas funções. Em algumas condições, o corpo humano fica impossibilitado por longo período de tempo de receber o alimento pela boca (veja Indicações), embora o restante do aparelho digestivo possa receber o alimento e fazer sua digestão e absorção. Sempre que o aparelho digestivo puder fazer a digestão e absorção dos alimentos, essa é a melhor forma de oferecer os alimentos para o corpo humano.

Nestes casos – de impossibilidade de administrar o alimento pela boca por período prolongado – a introdução do alimento diretamente dentro do estômago por meio de cateteres é a melhor alternativa para manter a nutrição e a hidratação do corpo humano.

A gastrostomia é a comunicação do estômago com a pele por meio de um túnel construído na parede abdominal que é mantido pérvio por meio de um cateter introduzido nesse túnel, chamado de cateter de gastrostomia. A gastrostomia pode ser construída por diversas técnicas cirúrgicas convencionais e por diversas técnicas cirúrgicas endoscópicas, ambas em qualquer idade do paciente.

A gastrostomia endoscópica percutânea é a comunicação por meio de um túnel na parede abdominal entre o interior do estômago e a pele, construído por meio de técnica cirúrgica endoscópica, seguida pela colocação de uma prótese que impede a cicatrização desse túnel e seu consequente fechamento. A prótese mais usada é o cateter de gastrostomia. Por meio desse cateter são introduzidos a água, os alimentos e os medicamentos.

Procedimentos Diagnósticos

Procedimentos Terapêuticos

Contatos

Conheça o nosso instagram

Curta nossa página

Contato

Pró-Vídeo Endoscopia Digestiva © 2018 | Todos os Direitos Reservados.